Michael Porter identificou cinco fatores que atuam em conjunto para determinar a natureza da concorrência dentro de uma indústria. Ele identificou que os lucros altos ou baixos da indústria (por exemplo, refrigerantes vs companhias aéreas) estão associados as forças Competitiva dos Mercados.
Criado no final dos anos 1970 pelo professor de Harvard, Michael Porter, o modelo se difundiu rapidamente como recurso completo para se analisar um ambiente competitive.
O modelo das 5 forças de Porter foi desenvolvido para analisar a concorrência entre empresas. Seu funcionamento considera cinco fatores, as cinco forças competitivas, que devem ser detalhadamente avaliados para uma estratégia empresarial eficaz. Este modelo permite analisar o grau de atratividade de um setor da economia, identificando os fatores que afetam a competitividade.
As 5 forças competitivas são:
*Barreiras ou Ameaças de Entrada (Threat of New Entrants)
*Poder dos Clientes ou Poder da sua Empresa (Bargaining
Power of Buyers)
*Poder dos Fornecedores (Bargaining Power of Suppliers)
*Rivalidade ou Competitividade na Indústria (Rivelry among existing Competitors)
*Tecnologia Substitutas (Threat of substitute products or services)
5 Forças de Porter – Tecnologias Substitutas | (Threat of substitute products or services)
São aqueles que não são os mesmos produtos que o seu, mas atendem à mesma necessidade. É prudente avaliar este tipo de produto. Geralmente surgem em mercados situados nos extremos e após certo tempo este se estabiliza em toda a região.
Por mais original que seja a sua oferta, ela deve resolver um problema já existente, do qual alguma outra já se ocupa. Então faça uma lista com todos os produtos que podem oferecer um benefício igual ou semelhante ao do seu.
Esta concepção errônea afeta muitos empreendedores até hoje. É uma visão estreita, que pode comprometer toda a análise das cinco forças de Porter e, em consequência, o desempenho de uma empresa.
Por isto, não subestime os substitutos.
É sempre bom lembrar que o processo de análise das 5 forças de Porter é trabalhoso e um tanto demorado. Agora que você já está mais familiarizado com a ferramenta, quanto antes começar, melhor. Construa uma estratégia robusta de compras utilizando as 5 Forças de Porter, e se diferencia na sua estratégia.
5 Forças de Porter – Poder dos Fornecedores | Bargaining Power of Suppliers
Já os fornecedores têm poder de barganha quando:
- O setor é dominado por poucas empresas fornecedoras (Brasken, CSN)
- Os produtos são exclusivos e diferenciados (Microsoft, Intel)
- O custo para trocar de fornecedor é muito alto (3M, MWM)
- O setor de negócios em questão não tem representatividade no faturamento do fornecedor (Petrobrás).
Neste caso cabe a organização identificar a atual relação da empresa com seus principais fornecedores, uma carteira que tem poucos fornecedores costuma ficar totalmente rendido a eles.
Se questões como quanto custa, quando e como entregae, qual o nível de qualidade são decididas pelos fornecedores, e isso não é nada bom para os negócios.
Reflita bastante para conseguir não apenas ótimos fornecedores, mas também para não depender de somente um ou de outro. Construa relações de parceria com seus fornecedores.
Como anda a sua relação com seus fornecedores? Deixe um comentário nos contando.
5 Forças de Porter – Poder dos Clientes ou Poder da sua Empresa | (Bargaining Power of Buyers)
Pode ser traduzido como a capacidade de barganha dos clientes para com as empresas do setor.
Antigamente esta força dizia mais respeito as empresas que vendiam para poucos clientes, e que por isso dispunham de uma tremenda força de negociação. Este princípio prevalece até hoje, é importante que fornecedores busquem formas de não depender de poucos clientes, mas como cliente é possível utilize esta alavanca como poder exclusive de barganha.
Esta força competitiva tem a ver com o poder de decisão dos compradores sobre os atributos do produto, principalmente quanto a preço e qualidade.
Assim, os compradores têm poderes quando:
- As compras do setor são de grande volume
- Os produtos a serem comprados são padronizados (commodities)
- As margens de lucro do setor são estreitas
- A opção de o próprio comprador fabricar o produto é financeiramente viável
E ai? O que tem achado dos elementos que compõem as 5 Forças de Porter? Deixe um comentário abaixo XD !
5 Forças de Porter – Barreiras ou Ameaças de Entrada | (Threat of New Entrants)
Além de ser necessário observar as atividades das empresas concorrentes, a ameaça da entrada de novos participantes depende das barreiras existentes contra sua entrada, além do poder de reação das organizações já constituídas.
Estas barreiras são os fatores que atrapalham o aparecimento de novas empresas para concorrerem em determinado setor.
Algumas das principais barreiras são:
- Economia de Escala
- Capital Necessário
- Acesso aos canais de Distribuição
- Retaliação de Preço
- Clientes Âncoras
Patentes, marcas fortes e registradas e contratos de exclusividade são algumas das formas por meio das quais você pode dificultar ou até mesmo impedir a entrada de novos concorrentes em seu território.
E aí, já conhecia essa Força de Porter? O que achou? Escreva nos cometários!
5 Forças de Porter – Rivalidade ou Competitividade na Indústria | (Rivelry among existing Competitors)
Esta força é considerada como a mais significativa das cinco forças. Nesta dimensão, deve-se considerar a atividade e agressividade dos concorrentes diretos.
Identifique quem são os concorrentes diretos, mas tenha em mente a segmentação do Mercado, considerando por exemplo, qualidade, nível de serviço e capacidade da empresa.
Para entender melhor a questão da rivalidade, faça-se algumas perguntas:
- Quais os principais destaques entre cada um dos concorrentes? Veja o conteúdo sobre a SWOT pra intender mais.
- Avalie como os concorrentes estão agrupados ?
- As marcas concorrentes são consolidadas/admiradas?
- Quais as vantagens competitivas dos concorrentes?
- Os concorrente tem custos menores e atrativos?
- Qual o localização dos concorrentes?
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