5 Tendências do Marketing Digital para 2023

Quais são as principais tendências de Marketing Digital para 2023? Atualmente, quando falamos sobre uma empresa, independente do seu tamanho ou nicho, o Marketing e Vendas, principalmente na era digital, precisam estar em evidência dentro do planejamento.

Em 2021, por exemplo, cerca de 61% dos consumidores já afirmaram que preferem fazer compras online. Em 2023, além de maioria, os consumidores já estão lapidados. Ou seja, as objeções e o receito do consumidor de 5 anos atrás, atualmente não existem mais.

Mas o marketing digital não está saturado? Depende! Sim, muitas empresas estão dentro do marketing digital, todavia, nem 1% delas realmente sabem o que estão fazendo. Neste caso, empresas profissionais, que contratam ou mesmo utilizam uma agência de marketing digital, sempre estão 2 passos à frente da concorrência.

Por que contratar uma Agência de Marketing para aplicar as tendências de marketing digital no meu negócio?

Será que minha empresa precisa de uma Agência de Marketing? Não precisa! Com muito estudo e anos de tentativas e erros, qualquer empresa consegue obter ótimos resultados no mercado digital

Neste caso, a Agência de Marketing Digital nada mais é que um atalho. Afinal, atualmente, uma agência de marketing, principalmente especializada em marketing digital, possui um time completo de profissionais em várias áreas do mercado, seja vendas, tráfego, persuasão, plataformas digitais, design, entre outros.

Sendo assim, fazer uma parceria com uma agência de marketing depende da meta da empresa.

Empresas que preferem crescer aos poucos, a agência não é necessária. Todavia, para quem busca praticidade e agilidade em todo o âmbito digital, ter profissionais capacitados é a palavra-chave para o sucesso de uma empresa.

Marketing Digital

Principais tendências do Marketing Digital para 2023

Hoje em dia, as tendências mudam, no entanto, a base sempre se mantém constante. Quando se trata das principais tendências do Marketing Digital para 2023, por exemplo, o cliente é o fator determinante.

Antigamente, principalmente por conta da pequena competitividade no mercado, o cliente sempre ficava em segundo plano. Todavia, com o marketing digital e as centenas de empresas no mercado, atualmente, existe uma disputa entre quem oferece os melhores produtos e/ou serviços para o seu lead (potencial cliente).

Pensando nisso, principalmente para os gestores que não querem ficar para trás, existem 5 estratégias de marketing digital para 2023 que precisam ser colocadas em prática, o quanto antes. 

1.    Conteúdos Curtos

9 segundos…

Bom, esse é o tempo que uma empresa tem para atrair a atenção de uma pessoa. Pouco, não é mesmo?

Sendo assim, principalmente na hora do marketing, os conteúdos precisam ser curtos, interativos e direto ao ponto. Os primeiros 9 segundos são determinantes no sucesso ou fracasso de uma campanha de marketing.

2.    Marketing de Influência

Por que um consumidor compraria na empresa X e não na Y? Preço? Qual? Atendimento?

Embora todos esses fatores precisam ser levados em consideração, o marketing de influência ganha cada vez mais destaque.

Atualmente, as redes sociais criaram uma nova profissão, a de “Influenciador Digital”. Qual é o poder dessa profissão? Influenciadores digitais têm a capacidade de atrair os olhares de dezenas de milhares ou até milhões de pessoas para uma empresa.

Segundo o último levantamento, cerca de 51% das pessoas afirmam levar em consideração a opinião de uma pessoa que elas seguem nas redes sociais.

3.    Conteúdos Interativos é a chave para as tendências do Marketing Digital para 2023

Velocidade!

Hoje em dia, esta é a palavra-chave quando o assunto é tendências de marketing digital para 2023. Por quê? As pessoas têm pressa, as pessoas não ficam horas lendo 1 livro, mas passam horas assistindo centenas de conteúdo do TikTok, Instagram e Facebook.

Quanto mais rápida e interativa é a informação, melhor é a retenção e consequentemente, maior é a conversão de um produto, mensagem ou marca.

4.    Campanhas de Responsabilidade Social

Em quarto lugar, é muito difícil falar sobre Responsabilidade Social, até porque, infelizmente, muitas pessoas associam a assuntos políticos.

Todavia, no caso de uma empresa, por exemplo, fazer campanhas de responsabilidade social ajuda a criar uma conexão entre um determinado público a uma marca.

Segundo um estudo publicado no portal da ABIHPEC, 76% dos brasileiros acreditam que é papel das empresas apoiarem causas, como diversidade, meio-ambiente, etc.

5.    Cliente

Sim, cliente! É impossível falar sobre tendências de marketing digital para 2023 e 2024 sem falar do mais importante.

Você sabia que é de 5 a 25 vezes mais caro atrair um novo cliente do que manter um cliente antigo?

Isso não significa que uma empresa não precisa investir em conversão de lead para cliente. Mas sim, que em muitos casos, o investimento em clientes antigos é muito mais rentável e produtivo para uma marca.

Neste caso, não basta pensar em produtos de qualidade e bom preço, mas sim, nos 2 critérios mais importantes para um consumidor:

  • Pré-venda;
  • Pós-venda.

As pessoas preferem pagar R$500,00 a mais em um produto se elas entenderem que aquilo será melhor para elas. 

Um exemplo disso é a própria Samsung que, em muitos casos, conseguem criar um ótimo valor agregado a um produto, mesmo sendo inferior.

Categorias: Social Media

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