Atualmente, o termo Growth Hacking vem sendo muito difundido, principalmente em grandes empresas de tecnologia e startups. Por conta do seu sucesso, diversas empresas, tanto tradicionais, como digitais, vem aderindo a este conceito dentro de todos os setores da sua organização.

Mas afinal, o que é Growth Hacking? Muitos dizem que este termo nada mais é que uma mentalidade empreendedora, outros afirmam que não passa de um conjunto de estratégias visando o crescimento empresarial. É muito mais do que isso.

A seguir, vamos falar um pouco sobre o profissional de Growth, Marketing Growth Hacking e o que torna este conceito tão importante nos dias de hoje.

O que é Growth Hacking?

Hoje em dia, não existe uma definição exata mas, é possível definir como um conjunto de dados, estratégias, modelagens e hipóteses unidas para alavancar o crescimento de uma empresa.

Como o nome já diz, “Growth Hacking”, é uma forma de “burlar” o crescimento de uma empresa no melhor sentido da palavra.

Sendo assim, os profissionais que atuam neste mercado têm a função de unir 6 colunas-base do Growth Hacking para criar estratégias que estimulem o crescimento de uma organização a curto, médio e longo prazo.

growth hacking

Como aplicar o Growth Hacking?

Quando falamos sobre Growth Marketing, por exemplo, existem 6 etapas básicas para aplicar esta “mentalidade”, são elas:

  1.         Identificar a Demanda;
  2.         Criar Hipóteses;
  3.         Estruturar Soluções;
  4.         Teste, Teste e mais teste;
  5.         Verificar os resultados dos testes;
  6.         Funcionou? Etapa de Implementação. Não funcionou? Descarte!

Em outras palavras, embora seja tratado como algo lógico, o Growth Hacking não é uma ciência exata. Na verdade, as 6 etapas acima servem como base para aprender com os erros e criar estratégias melhores e mais consolidadas.

Growth Hacking é para qualquer empresa?

Com certeza! Antes de mais nada, embora seja um nome estrangeiro, Growth Hacking não é algo moderno e sofisticado, muito pelo contrário.

Inserir a mentalidade de crescimento rápido dentro de uma empresa é um ótimo investimento, independente do tamanho da organização.

Claro, a curto prazo, seguir as etapas necessárias pode levar tempo e investimento. Todavia, um dos grandes benefícios deste método de pensar é o aumento da velocidade como as coisas acontecem dentro da empresa.

Afinal, além da produtividade, implementar a metodologia de crescimento acelerado possui diversos outros benefícios, como:

  •         Crescimento Sustentável;
  •         Redução de Custos;
  •         Aumento da Produtividade;
  •         Aumento da capacidade de criar e se reinventar;
  •         Menos achismo e mais confirmação;
  •         Entre outras.

Como aplicar o Growth Hacking em uma empresa?

Como mencionado anteriormente, o Growth Hacking é uma mentalidade empresarial. Mas calma!

Quando falamos sobre mentalidade empresarial, não tem relação direta com a parte psicológica, muito pelo contrário.

Atualmente, um profissional de precisa entender sobre diversas áreas, principalmente sobre TI, empreendedorismo e claro, Growth Marketing.

Em grandes indústrias, por exemplo, muitas empresas contratam uma agência voltada especificamente para o Growth Marketing.

Em empresas de pequeno e médio porte, agências de marketing, por exemplo, já conseguem oferecer este tipo de serviço em menor escala.

Quem é o Profissional de Growth Hacker?

  1.   Analítico
  2.   Programador experiente
  3.   Científico
  4.   Rico em habilidades multidisciplinares.

Essas são as 4 principais características de um Growth Hacker profissional. Em grandes indústrias, existe 1 profissional para atender 1 dos 4 requisitos acima.

Dentre as principais características que este profissional  precisa desenvolver ao longo de sua carreira, é importante destacar:

  •         Domínio do Growth Hacking;
  •         Entender de Programação, códigos e sistemas;
  •         Entender os indicadores;
  •         Capacidade de Gestão;
  •         Etc.

Além de ser utilizado em toda a extensão de uma empresa, é possível utilizar técnicas de Growth em setores defasados, seja de finanças, desenvolvimento ou mesmo área de gerenciamento da instituição.


0 comentário

Deixe um comentário

Avatar placeholder

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

plugins premium WordPress