Por que reter os clientes? Economia!

Adquirir um novo cliente, dependendo do setor de uma empresa, pode ser até 25 vezes mais caro do que reter os clientes.

Claro! Todas as empresas precisam atrair novos clientes, afinal, é isso que faz uma empresa crescer sólida. Todavia, segundo o economista Philip Kotler, um novo cliente chega a custar 7 vezes mais para a empresa, do que manter o atual.

Isso significa que uma empresa precisa parar de atrair novos clientes? De forma alguma! Na verdade, o que grandes empresas fazem é investir no seu cliente e em consequência, atrair novos consumidores organicamente. Como isso funciona?

Encontre 5 formas de reter os clientes na sua empresa

O que é Retenção de Clientes Marketing?

No marketing, por exemplo, Reter os Clientes nada mais é que extrair o máximo do mesmo sem precisar investir.

Ou seja, se uma empresa gasta R$100,00 para atrair um novo cliente, a intenção da empresa não é fazer com que o consumidor compre R$200,00, mas sim, que ele compre R$200,00 todos os meses. Criar um sistema de compra recorrente.

Sendo assim, podemos definir o termo “Reter os Clientes” como a capacidade de uma empresa de manter os mesmos consumidores negociando dentro da própria empresa.

Por que isso é importante? Além de ser muito mais caro atrair novos clientes, perder um cliente significa que o mesmo irá organicamente para a concorrência.

Ou seja, além de perder o investimento sobre o consumidor, a empresa está “oferecendo gratuitamente” um consumidor para a concorrência.

Por que Reter os Clientes?

Ao contrário do que muitos gestores pensam, não é o novo cliente que precisa de atenção, mas sim o antigo.

Por quê? Por 2 principais motivos:

O cliente antigo cria um laço com a empresa, quando ele precisar de algo, a primeira opção será onde ele se sente confiante e valorizado.

Em segundo lugar, o cliente antigo tem a capacidade de proporcionar o melhor marketing de todos: marketing boca a boca.

Ou seja, o próprio cliente quando é valorizado, tem a capacidade de atrair 1, 2 ou mesmo dezenas de pessoas para a empresa

Retenção de clientes como fazer?

5 Estratégias para Reter os Clientes:

Hoje em dia, principalmente por conta da análise de dados, existem dezenas de estratégias para amplificar e melhorar a retenção de clientes, independente de qual seja a área de atuação da empresa.

Porém, embora cada estratégia seja funcional, existem 7 que ganham destaque, principalmente em âmbito digital. Afinal, atualmente, cerca de 70% da população prefere comprar seus produtos através da internet e este número só tende a aumentar nos próximos anos.

1.    Perfil do Cliente

Quando falamos sobre reter um cliente, estamos falando sobre conexão.

Até porque, o que faz uma pessoa optar por uma empresa e não a outra? O que este cliente busca? Preço? Valor agregado? Qualidade no Atendimento?

2.    Personalização

Valorização! Assim como um carro que só possui 10 unidades no mundo, multiplique o seu valor pela demanda, isso também acontece com uma pessoa.

Personalizar o atendimento ao cliente, por exemplo, faz com que ele sinta que está em casa, que aquele lugar o valoriza como pessoa e como cliente.

Barbearias, por exemplo, por que todas as pessoas sempre vão no mesmo barbeiro ou cabeleireiro? Bom, isso pode ser ampliado para todos os tipos de empresas.

3.    Solução de Problemas

Aconteceu um problema? Esse é o melhor momento para uma empresa! Por quê? Depois de comprar, a maioria das empresas abandona seus clientes e deixam o barco à deriva.

Todavia, empresas consolidadas, como a Apple, por exemplo, possui um sistema de Solução de Problemas único. Em muitos casos, a empresa prefere ter prejuízo para resolver o problema do seu cliente da forma mais simples e rápida possível.

Por quê? Embora seja comum, problemas dificilmente acontecem. Sendo assim, “perder” dinheiro resolvendo os problemas é um ótimo investimento para consolidar o cliente.

4.    Pós-Venda

O cliente comprou, e agora? Agora é a hora de valorizá-lo! Quando um cliente compra, a empresa tem todos os dados do mesmo. Na internet, por exemplo, muitas empresas conseguem ter acesso ao passo a passo daquele consumidor.

Dessa forma, é possível criar campanhas personalizadas de reemarketing e pós-venda para os mesmos.

5.    Atendimento Omnichannel

Segundo o último levantamento, estratégias multicanais aumentam a retenção em até 89%.

Isso significa que na hora de reter os clientes, ter um sistema diversificado, mas integrado de atendimento, é uma forma simples, barata, porém, extremamente eficiente para o pré e o pós-venda.

Principalmente na internet, onde a competição é extremamente elevada, qualquer detalhe conta. Depois do preço, o atendimento ao cliente é a segunda etapa mais importante na hora de reter um cliente.


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