No marketing, atualmente, muito se fala por aí em atender as necessidades dos clientes da melhor maneira possível, não é mesmo? Os melhores profissionais e até mesmo os mais amadores do mercado têm esse discurso. Mas já parou para pensar que a sua empresa também atende um público interno e que seu sucesso depende dele? Pois é! Isso é um pouco do conceito de Endomarketing. Vamos conhecer um pouco mais sobre ele? Leia esse post até o final e descubra, além do conceito, quais benefícios ele pode trazer para sua organização como um todo!

O Conceito de Endomarketing

O Endomarketing, ou marketing interno, como também pode ser chamado, são as ações de marketing tomadas internamente em uma empresa com o principal objetivo de conquistar cada funcionário, melhorando a imagem corporativa entre eles. O marketing institucional, como você vai ver mais para frente, procura mapear e entender as necessidades e desejos do público interno da organização e tentar supri-las, quando possível, da melhor maneira. Já ouviu falar em vestir a camisa? Essa frase aqui cabe feito uma luva!

Esse tipo de estratégia tem também a missão de atrair/reter os empregados da empresa e, por meio de suas ações, transformá-los em verdadeiros embaixadores da sua marca! Chegar a um nível em que eles defendam sua empresa em uma simples conversa no bar, por exemplo. É uma ideia um pouco parecida com o Inbound Marketing, cujo objetivo é atrair um visitante, convertê-lo em cliente e transformá-lo em um advogado da sua marca, não é mesmo?

Implementando essa estratégia, você observará, literalmente, um crescimento de dentro para fora. Ora, não deixe de pensar em sua equipe de trabalho como seus primeiros clientes. Na verdade, eles também tem a mesma importância que os consumidores para seu negócio. São eles que vivem o dia a dia e fazem a coisa acontecer. Portanto, atender suas necessidades (desde que possível) é um caminho para deixá-los mais satisfeitos. E gente satisfeita entrega muito mais resultados, concorda?

Podemos até dizer, inclusive, que o Endomarketing e o planejamento estratégico têm uma relação forte. Trabalhando uma boa imagem corporativa e sabendo transmiti-la aos empregados com assertividade, uma organização tem muito mais chances de atingir seus objetivos. Não fique ansioso, também vamos dar algumas dicas de como começar a implementação do marketing interno na sua rotina de trabalho. Agora, vamos ao que interessa!

Quais são os objetivos do marketing interno?

Agora que você sabe o conceito de Endomarketing, vamos falar sobre seus objetivos, ok? Dessa forma, vamos listar os principais deles e discutir um a um. Veja só:

Fortalecer relações

Pense comigo: Vimos q o Endomarketing visa, de forma macro, atingir os objetivos empresariais. Para isso, deve haver produtividade, não é mesmo?

E para uma equipe se tornar produtiva, funcionários devem estar motivados e terem disposição de ajudar uns aos outros. Dessa maneira, o marketing institucional busca esse fortalecer as relações entre colegas de trabalho e aumentar essa colaboração com as tarefas diárias, que resultarão em benefícios corporativos.

Difundir Cultura e Valores

Lembra que o marketing interno almeja vender uma imagem empresarial para os funcionários? Pois é, nessa mensagem que será comunicada, a empresa também tem interesse em difundir sua cultura e valores. A razão? Uma cultura e valores fortes ajudam os trabalhadores a se manterem motivados, guiam suas ações/decisões e dão o direcionamento certo sobre os rumos que a empresa deve seguir.

Integrar Departamentos

Você já deve ter visto ou trabalhado em empresas em que o financeiro não se dá muito bem com o RH. Ou que esse mesmo setor considera o marketing um enorme centro de custos, não é verdade?

O marketing interno visa passar essas histórias a limpo. As organizações são grandes sistemas que se interligam. O sucesso do setor x depende do setor y. Portanto, essas diferenças devem ser deixadas de lado e os departamentos devem se unir por um objetivo maior.

Motivar Funcionários

Vamos ser sinceros, não há nada pior que funcionários ou colegas de trabalho desmotivados, não é mesmo?

É a velha história que uma fruta podre contaminar as outras. O clima fica ruim, as relações de trabalho enfraquecem e o pior: toda a produtividade vai por água abaixo.

Dito isso, você já deve estar convencido que investir na motivação dos funcionários é um bom negócio, certo? Pois saiba que o endomarketing é o seu aliado nessa missão!

Formas de Implementação do Endomarketing

Vamos retomar o conceito de Endomarketing: você irá vender a imagem aos seus funcionários de que sua empresa é um lugar bom de se trabalhar, certo?

Mas esse discurso deve ser coerente com a prática. De nada adianta se, no dia a dia, essas percepções não se confirmarem pelos trabalhadores. O que for proposto deve ser cumprido, caso contrário seu negócio só irá perder credibilidade.

Nesse sentido, separamos algumas dicas para que você aplique o marketing interno na sua rotina de trabalho:

Ofereça Recompensas

Sua equipe é daquela que bate metas atrás de metas e nunca perde os prazos? São comprometidos e pontuais? Reconheça o esforço e empenho deles!

Ofereça recompensas, que não necessariamente devem ser em dinheiro. Podem ser na forma de folgas, prêmios, cursos, ou, se preferir e couber no seu orçamento, inclusive adicionais financeiros ou comissões. Eles se sentirão recompensados, mais motivados e satisfeitos.

Disponibilize Cursos e Treinamentos

Sabemos que o mercado de trabalho está cada vê mais competitivo e só sobrevivem os mais competentes, não é verdade? Essa verdadeira seleção natural, faz com que os profissionais tenham que se atualizar com frequência.

Dessa forma, ofereça cursos para que seus empregados aprendam mais e desenvolvam novas competências. Eles vão perceber o valor que você gera a eles e devolverão o investimento feito na forma de um trabalho de qualidade e resultados consistentes.

Tenha um Plano de Carreiras Definido

Ninguém se sente bem quando está estagnado, certo? Estamos em constante evolução, sempre buscando novos desafios. A partir do momento que você implementa um plano de carreiras, seus empregados passam a ver seu negócio com outros olhos.

Isso porque enxergam perspectivas reais de crescimento. Ao entender esse ponto, a tendência é de se tornarem comprometidos e dedicados a alcançar essas conquistas.

Organize Eventos

Organize eventos para que seus funcionários participem. Podem ser palestras, Workshops, cursos de curta duração para troca de conhecimento e Networking. Se possível, traga especialistas de fora para enriquecer as discussões. Sobre os benefícios dessa atitudes, falamos no tópico anterior.

Mas também podem ser festas e confraternizações, como amigos ocultos, festa de fim de ano ou churrascos em um sítio, por exemplo. Essas reuniões são importantes para fortalecer a organização informal da sua empresa e estreitar laços entre colegas de trabalho. Você verá os resultados durante o expediente! As pessoas se tornam mais amigáveis umas com as outras e passam a se sentir parte de uma família.

Os benefícios do Endomarketing

Você já deve ter sacado muito bem os benefícios que o marketing interno traz para sua organização, desde a leitura sobre o conceito de Endomarketing até chegar nesse ponto, certo? Mas para que realmente você não tenha dúvidas, vamos dar uma reforçada nesse ponto. Veja só o que essas ações são capazes de fazer:

Produtividade e Motivação

De fato, esse é um dos maiores benefícios do marketing institucional. É normal vermos por aí funcionários que não estão satisfeitos com sua função e não produzem mais que o necessário para não serem demitidos. Portanto, ter uma equipe produtiva não tem preço e as ações do Endomarketing podem garantir isso a você!

Outro ponto de total relevância e que tem muita relação com a produtividade também. Empregados produtivos e motivados são o sonho de toda empresa e podem garantir a conquista de metas e objetivos organizacionais.

Retenção dos Melhores Talentos

Não adianta! A empresa que não valoriza os seus melhores funcionários acaba perdendo-os para o mercado. Mas outro benefício do marketing institucional é justamente ajudar a reter os melhores. Ao perceber que a empresa é séria, reconhece seu devido valor e investe em seu crescimento, o funcionário não vê motivos para trocar de emprego. Isso garante a continuidade do trabalho e evita novos gastos com processos de seleção e recrutamento.

Aumento dos Lucros e Vantagem Competitiva

Uma empresa que consegue gerar valor para clientes externos, por meio dos seus produtos e serviços, mas também para seu público interno, tornando-o motivado, produtivo, comprometido e engajado fez muito bem seu dever de casa! Depois disso, nada mais justo do que receber seu merecido lucro!

Mostrando ao mercado que o conceito de Endomarketing não ficou só na teoria e colhendo os resultados desse processo, a empresa consegue desenvolver uma boa vantagem competitiva e sair na frente dos seus principais concorrentes!

Conclusão

Entendeu o propósito do Endomarketing? Espero que tenha ficado claro qual é o seu principal objetivo: convencer seus funcionários que estão trabalhando em um local que vale a pena, não apenas trabalhando somente por um salário ao final do mês. Mas, é claro, o discurso deve ser coerente e convincente: não adianta ficar restrito ao conceito de Endomarketing, deve-se também implementá-lo para que seus empregados não se frustrem. Para tanto, mostramos algumas ações para que essa implementação aconteça.

Vimos também outros objetivos dessa estratégia, como a integração entre departamentos, melhoria das relações pessoais e motivação dos funcionários. São inúmeros benefícios e após aplicar essa técnica, seu negócio irá funcionar melhor do que nunca. Esses benefícios podem representar, inclusive, uma vantagem que te destaca da concorrência.

E você, qual é a sua experiência com o Endomarketing? Já conhecia essa estratégia? Deixe um comentário e contribua para aumentar nossa discussão. Um grande abraço!

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