Mas afinal, como performar o time de vendas? Como muitos sabem, uma empresa é semelhante a um relógio, ou seja, todas as engrenagens precisam funcionar em constante harmonia.
Todavia, embora isso seja verdade, quando falamos sobre produtividade e crescimento empresarial, o time de vendas se destaca. Por quê? Uma empresa pode ser a Administração falha, RH falho e até mesmo a logística falha, porém, se o time de vendas for falho, bom, é o fim da linha para esta empresa.
Pensando nisso, neste breve artigo, vamos falar sobre as principais estratégias para vender mais, estratégias para atrair clientes e claro, como performar o time de vendas. Vamos lá!
Estratégias para Vender mais e Melhor
Como vender mais? Essa é uma pergunta simples, porém, com uma resposta extremamente complexa. Até porque, falar de vendas exige diversos fatores, desde o produto e/ou serviço, a precificação e claro, o valor agregado.
Embora o valor tenha grande peso na decisão final de um cliente, o valor agregado sobre o mesmo produto é crucial. Como assim? Para entender melhor este conceito, é interessante pensar no motivo da Gucci cobrar R$5.000 em uma camiseta e a Renner cobrar R$60,00.
Claro! Neste caso, a camisa de 5 mil é feita com um material premium, certo? Mas será que isso agrega tanto valor a uma simples camisa?
Ao contrário do que muitas pessoas pensam, empresas de luxo não vendem uma camisa de R$5.000 por ela é tem mais qualidade do que uma camisa de R$100. Mas sim, pelo seu valor agregado.
Todavia, para extrair o maior valor agregado de um produto, é fundamental trabalhar o conceito da marca, a personalidade e a originalidade da mesma.
Em empresas já consolidadas, bom, o valor agregado já está nítido. Mas como fazer isso em empresas menores? Neste caso, é preciso trabalhar 3 fatores dentro da empresa:
- Produto;
- Marketing;
- Time de Vendas.
Como performar o time de vendas?
Performas o time de vendas… Realmente não parece ser uma tarefa muito fácil. Afinal, embora todo o treinamento, ainda são pessoas com personalidades, objetivos, presença e formas diferentes de entender o mundo.
Neste caso, o que fazer? Embora cada pessoa seja extremamente diferente uma da outra, liderança é a chave do sucesso para qualquer setor, principalmente para o time de vendas.
“Liderar através do exemplo”, essa é a palavra-chave para ter um time de vendas atuando 100% do seu potencial. Todavia, para isso ser possível, não basta apenas investir em marketing.
Técnicas para performas o time de vendas
Como mencionado anteriormente, as pessoas são motivadas por liderança. Entretanto, existem outras formas de fazer com que um time de vendas aumente as suas margens exponencialmente.
Para isso, é papel do gestor entender que não basta ter pessoas aptas para vender, é preciso muito mais que isso.
Vender é uma arte, afinal, cada cliente é diferente do outro, cada cliente tem uma dor e um objetivo diferente. Sendo assim, todo time de vendas precisa estudar o Comportamento do Consumidor.
Porém, esse tipo de treinamento já está se tornando padrão dentro das empresas. Todavia, quando falamos sobre valorizar o cliente, também é preciso falar sobre a valorização dos funcionários. Veja a seguir:
Crie uma equipe com foco nos resultados
Quem não gosta de um desafio? Colocar metas é sempre um ótimo estímulo, seja no momento de lazer ou no trabalho. Até porque, mesmo as pessoas que não são competitivas, adoram uma competição saudável.
Sendo assim, uma forma simples, porém, extremamente eficiente de performar o time de vendas é através das metas.
Premiações
O que nos move? É papel do gestor perguntar para si mesmo: “Por que eles estão vendendo?”. Será que é o dinheiro? Amor pelo trabalho? Necessidade? Gostam de trabalhar para você?
Infelizmente, na maior parte das empresas, os funcionários trabalham por necessidade, chegam no trabalho pensando na hora de ir embora.
Além de um ambiente agradável e claro, o foco nos resultados, uma forma muito eficaz de estimular o time é com premiações.
Atualmente, muitas empresas oferecem bônus para quem bate a meta. Todavia, além dos métodos tradicionais, é possível utilizar a criatividade. Afinal, ao contrário do setor financeiro, por exemplo, o setor de vendas precisa ser descontraído.
Explore as características de cada vendedor
Não existe jeito certo! Existem clientes que preferem vendedores mais tranquilos. Vendedores muito explosivos em sua abordagem podem afetar consumidores mais tímidos.
Pensando nisso, utilizar as características de cada vendedor para determinado perfil de cliente também é uma forma simples, mas extremamente útil para melhorar a performance do time de vendas.
Por quê? Em muitos casos, vendedores descontraídos e explosivos geralmente são mais competitivos, desestimulando o restante do time com características diferentes. Uma pequena mudança pode fazer toda a diferença.
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