Nesse artigo, eu vou te ensinar o passo a passo completo para você investir até 10 reais por dia nas suas campanhas de Facebook Ads, utilizando técnica para Otimização de Anúncios e Engajamento. Continue a leitura e você vai aprender como vender mais, gastando pouco e ter resultados com Facebooks Ads.
A TIME company resolveu criar esse artigo porque enxerga que muitas pessoas possuem dúvidas na hora de escalar suas campanhas e otimizar os gastos. Com isso acabam sabotando o desempenho dos anúncios por não entender a estrutura básica.
Espero que esse artigo te ajude a entender esse processo e como investir gradualmente na sua campanha, vamos lá!
Estrutura básica de um Anúncio
Seu anúncio do Facebook precisa de 3 partes para ser veiculado: uma campanha, um conjunto de anúncios e um anúncio. Todas essas partes compõem aquilo que chamamos de estrutura da campanha.
Saber como elas funcionam juntas ajuda seus anúncios a serem veiculados da forma desejada e alcançarem as pessoas certas. O que você precisa entender antes de começar a anunciar. A estrutura é composta por: Campanha, Conjunto, Anúncio. Vamos ver logo abaixo como tudo isso funciona.
Campanha
Pense na campanha como a base do anúncio. Quando você decide veicular um anúncio, começa sempre com a campanha. Nela, você escolhe o objetivo da publicidade, como Promover sua Página, que define aquilo que você quer que o anúncio consiga.
Por exemplo se você promover sua Página, o anúncio será otimizado para gerar mais curtidas na Página do Facebook da sua empresa. Ela pode conter vários conjuntos, aqui você define o objetivo da publicidade.
Conjunto
Você deverá escolher por programação, orçamento, lance e direcionar o posicionamento conforme o seu público alvo.
Quem são os seus clientes? Para quem você oferta os seus produtos? O que atrai o interesse deles? Essas questões são fundamentais para que qualquer empresa consiga definir o público-alvo para criar soluções e formas de divulgação que realmente atinjam seus objetivos.
Esse processo vai permitir que você e sua equipe criem estratégias com o foco no cliente, e não mais no produto, como era feito no passado.
Porém, muitos profissionais ainda pecam na definição dos seus alvos e acabam comprometendo suas campanhas.
Anúncio
Aqui você insere o seu criativo, ou seja, imagem, texto e link.
Dica: Se você montar uma campanha com 1 conjunto e vários anúncios, o Facebook escolherá qual anúncio tem o melhor desempenho.
Opte por dividir a estrutura na fase de testes em conjuntos ao invés de 1 conjunto com vários anúncios. Assim você poderá ter a decisão e análise de critérios para manter ou desativar um anúncio.
Recomendo que você crie suas campanhas no Power Editor ao invés do Gerenciador de Anúncios, pois existem algumas vantagens como: inserir caracteres especiais, mais texto que o comum, entre outras.
Dica 2: Procure segmentar por tipo de dispositivo dentro de cada conjunto e ative a opção somente para dispositivos móveis conectados ao Wi-Fi. Pense, seu público precisa de uma conexão boa para acessar a página de destino.
Veja a seguir a técnica para Otimização de Anúncios que utilizamos na Lýkoi Company.
Valide a Copy do Anúncio
Crie 3 conjuntos de anúncio com o gasto de R$ 10 reais por dia, dentro de cada conjunto suba apenas 1 imagem para copy (texto para o anúncio).
Certifique-se que a imagem escolhida vai de encontro com o público que você quer atingir e a mensagem que você quer passar. Rode esses anúncios por 3 dias, avalie qual teve o melhor desempenho diante do seu objetivo e desative os demais.
Valide a Imagem do Anúncio
Escolha qual copy teve o melhor desempenho. Crie uma campanha com 3 conjuntos e gasto de R$ 10 reais por dia, dentro de cada conjunto suba até 1 imagem com essa copy.
Rode esses anúncios por 3 dias, avalie qual teve o melhor desempenho diante do seu objetivo e desative os demais, repita o processo novamente.
Dica: O seu texto deve transmitir a seguinte estrutura: Atenção + Interesse + Desejo = Ação.
Entregue algo de valor para o seu público! Utilize o gatilhos mentais na exibição e escassez no remarketing. Em um próximo artigo, vou falar mais sobre isso.
Eu quero te mostrar agora uma dica quente que utilizo, a Técnica de Otimização do Engajamento. Ela impacta diretamente no orçamento da sua campanha, a ideia aqui é aproveitar a prova social para alcançar mais pessoas pagando menos.
Como escalar a sua campanha sem perder o engajamento
A primeira coisa que você nunca deve fazer é aumentar repentinamente o valor do seu conjunto.
O Facebook possui um atraso na entrega dos anúncios quando você está no início da campanha ou quando sua conta é nova. Caso você resolva alterar o valor no meio do caminho, ele passa por uma nova otimização e cálculo da entrega do seu anúncio, isso também acontece devido ao histórico de alterações da sua conta.
Por isso não recomendo que você aumente a verba de um conjunto ativo. Faça o seguinte, opte por duplicar esse conjunto com mesmo valor ou duplique e dobre o valor do investimento.
Dica Quente: Existe uma forma de manter o engajamento da sua publicação ao duplicar o anúncio, ou seja, manter o número de likes, compartilhamentos e comentários. Para isso será necessário acessar a sua conta no Power Editor.
Você deve entrar no Power Editor e selecionar a opção Publicações de Página, dentro dela, escolher a página, em sequência o anúncio que você quer e copiar o código da publicação, ele fica no topo ao lado do título Detalhes da Publicação.
Com esse código na mão, fica fácil! Agora é só retornar ao conjunto que você está criando no Power Editor e adicionar o código. Ela aparece no momento em que você seleciona qual publicação deseja patrocinar. Existe uma opção para colar esse código ali mesmo.
Essa técnica é utilizada no momento em que você já validou a sua copy e imagem, porém está testando como o seu conjunto de anúncio se comporta em outros dispositivos ou com idades diferentes.
Conclusão
Por último e não menos importante, cuidado, se o seu anúncio não estiver de acordo com as políticas de privacidade do Facebook a possibilidade da sua conta ser bloqueada será grande. Leia atentamente as políticas do Facebook antes de iniciar o seu processo criativo.
Dica: Lembre-se de esquentar a sua conta de anúncios, mantenha sempre sua página atualizada com um conteúdo relevante para seu público, dessa forma você ganha relevância com o Facebook.
Espero que este artigo tenha contribuído com o seus estudos. Se você utiliza alguma técnica diferente ou gostou do artigo, faça um comentário.
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