Os 4 ps de marketing. Muito se fala sobre isso, inclusive na Internet. E muito comum você encontrá-los também como composto de marketing ou Mix de marketing. Você conhece ou já ouviu falar deles? Vamos entender um pouco melhor como funcionam? Então vamos lá!

Mas antes, o que é marketing?

Para entender a ideia dos 4 ps, você precisa saber antes o que é o maketing, concorda?

Nesse sentido, o marketing vem do termo em inglês Market, que significa mercado. O termo Marketing, portanto, seria algo parecido com mercadologia.

Trabalhando um pouco melhor essa ideia: são as principais técnicas, esforços ou ações para que o valor percebido de um produto ou serviço seja aumentado; as necessidades de um determinado público sejam atendidas e, claro, as vendas aumentem como consequência.

Feita essa breve introdução, vamos partir agora para os 4 ps do marketing.

Os 4 ps do marketing: quem são eles?

Criados pelo professor Jerome McCarthy e difundido por Phillip Kotler, uma das maiores referências do marketing, podemos falar que esses são os verdadeiros pilares para uma boa estratégia de marketing.

Os 4 ps do marketing se traduzem em: Produto, preço, praça e promoção. Para conseguir uma estratégia de sucesso, esses 4 elementos devem funcionar em harmonia, são interdependentes. Pense em uma banda, por exemplo, a música que você escuta só acontece porque cada membro faz a sua parte. Na estratégia de marketing é da mesma forma.

Mas então vamos entender as características de cada um deles.

Produto

Os produtos são aquilo que a empresa comercializa e que normalmente atendem a necessidades dos clientes. Apesar do nome, nesse ponto também devemos considerar os serviços. Devemos lembrar também que estamos vivendo uma fase altamente tecnológica e digital. Por causa disso, atualmente também existem os produtos digitais, os chamados infoprodutos. Portanto, o conceito de produto vai muito mais além do que a ideia tradicional.

Se a sua empresa vende mais de um produto, é importante fazer uma boa gestão desse portifólio. Não sei se você sabe, mas cada produto tem seu próprio ciclo de vida e também é responsável por uma pequena fração de seu mercado. Entender esses pontos é importante para que você tome decisões mais inteligentes.

Além disso, quando um produto chega ao fim de seu ciclo, é relevante ter um substituto a ele, para que a empresa continue crescendo e inovando. Por isso, nunca deixe de investir também em pesquisa e desenvolvimento.O pilar do produto também diz respeito às embalagens. Como serão? Seu produto é frágil? Você quer uma embalagem criativa? São pontos que merecem atenção.

Você deve fazer um comparativo também entre seus produtos e os da concorrência. Existe um diferencial, ou você vende mais do mesmo? Se você optar pela segunda opção, provavelmente vai ter que ficar brigando por preço com os concorrentes do seu segmento, enquanto, no primeiro caso, é possível até aumentar o valor do seu produto e continuar fazendo vendas. Um exemplo clássico disso é a estratégia adotada pela Apple.

Preço

O preço é o coração, a essência de toda a empresa. Por meio da venda de produtos ou serviços, obterá receita, que deve ser usada para pagar impostos, fornecedores, funcionários e gerar lucros. Viu como essa parte do composto de marketing é importante? Mas além do dinheiro que entra em caixa, o pilar do preço diz respeito também a formas e condições de pagamento. Ao planejá-las, você deve levar em conta o seguinte:

  • O pagamento será somente em dinheiro ou haverá outros meios?
  • Seu negócio aceita cartões de crédito ou débito?
  • As compras poderão ser parceladas?
  • Haverá pagamento por cheques?

Além disso, para determinar o preço a ser cobrado, deve-se levar em consideração a região em que o seu negócio está. Vamos dar um exemplo: pense nos supermercados EPA e no Verdemar. Normalmente o EPA está localizado em regiões mais populares, certo? Do mesmo jeito, os moradores desses bairros tem um poder aquisitivo mais baixo. Faria sentido o EPA cobrar preços elevados para seus produtos? É claro que não!

Por outro lado, o Verdemar é um supermercado com um posicionamento mais “gourmet”. Seus produtos são mais requintados e ele geralmente se estabelece em bairros mais nobres da cidade. Sendo assim, é muito mais coerente que ele precifique seus produtos de forma mais alta.

E, ainda sobre a formação dos preços, deve haver um equilíbrio entre o valor percebido pelo produto x o custo de aquisição x a margem de lucro. De nada adianta cobrar um preço que o consumidor final não ache justo, pois não haverá vendas. Mas também não compensa vender algo que não cubra os custos de compra e não gere uma margem de lucro, que no fim das contas, também é um objetivo de toda empresa, concorda?

Portanto, o empreendedor deve buscar uma forma de equilíbrio entre esses pontos, assim ele fica satisfeito e o mercado também. Agora vamos falar mais sobre a praça. Vem com a gente!

Praça

O conceito de praça, dentro dos 4 ps do marketing, está relacionado às localizações que você irá atingir, como seus clientes chegarão até você e como terão contato com seus produtos/serviços. Perceba novamente que, nessa era digital, além do ambiente físico, temos também os ambientes virtuais. Seria o caso, por exemplo, de um e-commerce.

Assim, também é preciso definir se você venderá só por meio de lojas físicas, lojas online ou um misto dos dois. Aqui também serão definidos quais canais utilizar na estratégia para divulgação de sua mensagem. É importante conhecer o público e entender que canais ele usa com maior frequência, para atingi-lo de forma mais eficiente.

Promoção

Promoção não se restringe somente a ofertas e descontos. O pilar de promoção tem a ver com as estratégias de divulgação e comunicação dos produtos e serviços. A equipe de marketing deve entender quem é seu público e suas características para que a mensagem da marca chegue a ele da forma mais assertiva possível.

Nessa etapa de um planejamento de marketing, deve-se pensar também qual será o tom da linguagem utilizada. Se seu público for mais jovem, por exemplo, é coerente fazer uso de gírias ou de termos específicos usados por esse grupo. Agora, se a maior parte é formada por pessoas mais velhas e tradicionais, não é uma boa ideia usar esses recursos, deve-se manter um tom de conversa mais formal.

Atualmente, em tempos de Marketing 4.0, também deve-se considerar a criação de personas. Diferente do público-alvo, são personagens mais humanizados e personalizados em que consideramos, além de informações demográficas, interesses, objetivos e desafios. A importância de criar uma ou várias personas para seu negócio é a possibilidade de criar uma comunicação mais próxima de seu cliente ideal, quebrando um pouco a impessoalidade da comunicação corporativa tradicional.

Para promover e divulgar sua marca, além de compreender o seu público, é preciso entender também as especificidades de cada canal de comunicação. Em redes como Facebook e Intagram, por exemplo, existe espaço para descontrações e brincadeiras. Já no Linkedin, que é uma rede profissional e de networking, o tom de comunicação deve ser mais sério. Quer outro exemplo? No Facebook o formato de vídeo costuma ser mais curto, enquanto no Youtube, é possível assistir a vídeos um pouco mais longos.

Conclusão

Falamos aqui sobre os 4 ps do marketing e você viu a importância deles para uma estratégia de sucesso, certo? Quando esses 4 elementos atuam em conjunto, eles são capazes de fazer o seu negócio decolar. Mostramos também os detalhes de cada um dos pilares do mix de marketing: produto, preço, praça e promoção. Demos também alguns exemplos para facilitar a sua compreensão.

A questão é a seguinte: conseguimos cumprir essa missão? Ficou claro para você o que discutimos sobre os 4 ps do marketing? Se não ficou, deixe um comentário para a gente interagir melhor e não se esqueça de avaliar o post, clicando aqui embaixo 👇

Obrigado por sua atenção e um grande abraço para você!

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